sábado, 10 de março de 2012


Cadeirantes enfrentam dificuldades para andar de ônibus no Rio

Motoristas despreparados e equipamentos quebrados são frequentes.
Até 2014, toda a frota deve estar adaptada para quem usa cadeira de roda.

Do RJTV
1 comentário
A dificuldade que os cadeirantes têm para se locomover pela cidade é diária, com a falta de ônibus adequados e motoristas despreparados, já que os deficientes precisam de cuidados especiais para embarcar nos veículos. Uma equipe do RJTV foi ao Centro do Rio de Janeironesta sexta-feira (9) para acompanhar a situação e flagrou a falta de atenção de alguns motoristas, equipamentos quebrados e passageiros impacientes.
O funcionário público Robson tentava pegar o ônibus da linha 484, mas o motorista não tinha a chave necessária para operar o elevador que auxilia no embarque de cadeirantes. “A única coisa que eu posso falar para vocês é: vocês têm que resolver lá na empresa”, afirmou o motorista do veículo.
Na medida em que Robson tentava embarcar em outros coletivos, os problemas se alternavam. Ora era a falta de instrução do motorista em relação ao equipamento, ora era algum defeito do próprio elevador. Enquanto isso, alguns passageiros se irritavam com a demora. “Tenho hora para trabalhar!”, reclamavam duas mulheres de dentro do ônibus que ficou parado por alguns minutos sem sucesso no embarque do cadeirante.
Todos os ônibus têm que estar adaptados até 2014, e só no estado do Rio são 63 mil cadeirantes que dependem dessas adaptações para facilitar a locomoção pela cidade. A Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do estado do Rio de Janeiro (Fetranspor) disse que há um treinamento para os funcionários das companhias de ônibus, mas que como o uso do equipamento não é frequente, eles ficam inseguros na hora necessária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário